Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de março de 2012

Desindustrialização já provoca demissões em massa nas indústrias da borracha

- O jornal Folha de São Paulo desta quarta-feira publica reportagem de MARIA CRISTINA FRIAS, que demonstra que a desindustrialização, setor de borracha começou a demitir em massa.

Quase 8.000 funcionários da indústria de peças de borracha foram demitidos nos últimos 12 meses, segundo o Sindibor (sindicato da indústria de artefatos de borracha).

O número representa 10% do setor. A desindustrialização é apontada como principal causa por Edgar Solano, presidente da entidade, que não inclui pneus.

Apesar de terem se tornado mais frequentes desde o início de 2011, foi nos últimos cinco meses que as dispensas se aceleraram, de acordo com Ademar do Valle, diretor-executivo do sindicato. "Cerca de 50% foi nos meses recentes. Cresceu no começo deste ano", diz Valle.

O aumento no tributo de importação de uma matéria-prima, a borracha nitrílica, fez o setor perder competitividade, segundo a entidade
.

Entre os itens produzidos nas cerca de 1.700 fábricas no país estão partes de portas de carros, freios, janelas na construção civil e correias de mineração, segundo Solano. O principal cliente é o setor automotivo. Além da China, Índia e Coreia também vendem peças no Brasil a preços competitivos.

"Conversamos com o governo para reverter a política industrial inversa, que encarece a matéria-prima para a nossa indústria e barateia o produto estrangeiro acabado."

Em abril, o setor se reúne em uma feira internacional de tecnologia em SP, onde o tema será abordado. "Virão expositores estrangeiros de máquinas que podem nos ajudar a ter competitividade. O governo deve se sensibilizar e ajudar a indústria, com financiamento, a se equipar."

Ainda não foi registrado o fechamento de fábricas. Mas já há redução de turnos. O Sindibor representa empresas paulistas, que concentram a maior parte do setor.

* Com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário