Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Petistas de Estância Velha no banco dos réus

O maior crime político esclarecido nos últimos 60 anos no RS, volta à pauta da justiça gaúcha nesta quinta-feira, 19, às 14h15min, na Comarca de Estância Velha. A vítima é o sociólogo, Mauri Martinelli, que foi colunista político e de opinião do Jornal O Minuano, de fevereiro de 2005 até dezembro de 2011, quando o jornal deixou de circular. O crime ocorreu por volta das 23 horas, do dia 17 de agosto de 2006, quando Martinelli chegava a sua casa após um jantar comício do falecido deputado federal Júlio Redecker (PSDB), no CTG Serigote, um entre vários galpões crioulo na cidade. O pistoleiro chegou por trás, bateu em sua cabeça, e avisou: "Agora você vai ver quem manda na cidade". E esvaziou o pente de 16 tiros. Martinelli foi atingido por 5 tiros disparados de uma pistola Glock 380, semiautomática, mas sobreviveu.
. Martinelli reproduzia no jornal local as denúncias de corrupção feitas em Plenário, na câmara local e no Ministério Público e também Tribunal de Contas, pelo ex-vereador João Valdir de Godoy,(Duduzinho), PMDB, que chegou sofrer várias ameaças. Martinelli fazia denúncias de corrupção existente no governo petista local, de 2001 até o final de 2008. Martinelli também foi um dos responsáveis, junto com Duduzinho e o Jornal O Minuano, jornalista e editora Claudete Rihl, pela desarticulação de um sistema "duvidoso" montado na cidade pelos poderes constituídos.


Petistas denunciados
Com o envio da 2ª parte do inquérito pela Polícia Civil a Justiça Estadual, no dia 3 de março de 2009, fica-se sabendo quem o pistoleiro, representava, e o que ele queria dizer a Mauri Martinelli, quando falou: "Agora você vai ver quem manda na cidade", e quem foi os contratantes e mandantes do crime: os indiciados, réus a partir da denúncia do promotor público, que atuou no processo nº 09520900001793, Dr. Marcelo Vieira Tubino (da Comarca de Portão), são Jaime Dirceu Antônio Schneider, chefe de gabinete do prefeito petista, Elivir Desiam; Luís Carlos Soares, conhecido como Carlinhos Vira Mato (Presidente e Vereador do PT a época do crime). Jauri de Matos Fernandes, empresário, prestador de serviços na prefeitura petista, laranja do chefe de gabinete Jaime Schneider e Claci Campos da Silva, cafetina. Hoje o MP atua no processo através do Promotor Dr. Michael Schneider Flach, Mestre em Ciências Penais.

Encerra a fase de instrução
A audiência desta quinta-feira, nada mais é do que o interrogatório final dos réus. Nesta data encerra-se a fase de instrução do processo nº 09520900001793. O executor, Alexandro Ribeiro, 28 anos a época, conforme processo nº 09520700006295, foi condenado em júri popular a 10 anos de prisão, realizado em 01/10/2009, na Comarca de Estância Velha. Cidade localizada a 60 km de Porto Alegre, pela BR 116, ao lado de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

A Pronúncia sairá até o final de abril
Estima-se que até o final de abril de 2012, a juíza Rosali T. C. Libardi, da comarca de Estância Velha, publique a Sentença de Pronúncia, se declinando pelo Júri Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário