Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Estágios: a lei de Manuela D'Ávila acabou com os sonhos dos estagiários

A deputada Manuela D'Ávila, PCdoB, não está neste momento no Brasil para verificar o estrago que produziu a lei que ela conseguiu emplacar no Congresso, a chamada Lei do Estágio, que entrou em vigor em 2008.

. Manuela D'Ávila nem se sabe o que foi buscar na China, mas nada de bom pode sair do regime ditatorial fascio-comunista, autoritário e centralizador de Pequim.

. Se a deputada estivesse em Porto Alegre nesta segunda-feira, não teria o que comemorar no terceiro aniversário da sua criatura.

. Acontece que as "vantagens" que introduziu para "proteger" e "expandir" o sistema de estágios, acabaram transformando-se num tremendo fracasso. A lei impôs férias para os estagiários, reduziu a jornada de trabalho de 8 para 6 horas, criou quotas e impôs vale-refeição e vale-transporte. As empresas cortaram drasticamente a contratação de estagiários, porque seus custos inviabilizaram o sistema.

. O Inep/MEC informou que 13,3 milhões de alunos estão aptos a ingressar no mercado de trabalho por meio de estágios, mas só 7,5% conseguem vaga,

. Eis dois números eloquentes:
1) Antes da aprovação da lei Manuela, o País possuía 1,1 milhão de estagiários, número que três anos depois caiu para 900 mil.
2) Apenas 14,5% dos 5,1 milhões de estudantes universitários conseguem estagiar (no ensino médio, o número é pior ainda, porque só 3,1% conseguem estágio).

. Fonte? A empresa Nube, a maio do Brasil na área. O editor foi conversar sobre isto com Natália Varga, coordenadora de Recrutamento e Seleção da empresa.

É DE ENLOUQUECER, reportagem de capa da revista Veja que está nas bancas, trata exatamente da maioria das leis que só servem para atrapalhar a vida dos brasileiros e tratá-los como cidadãos-bebê. São 4,2 milhões de leis que surgiram apenas nas últimas duas décadas. CLIQUE AQUI para ler (você precisa ser assinante para ter acesso ao inteiro teor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário