Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DEM fecha acordo e vai lançar Agripino para presidir partido

Marcelo Moraes, de O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - Depois de três dias de reuniões, a cúpula do Democratas conseguiu fechar um acordo com a ala dissidente em torno do lançamento de candidatura única do senador José Agripino Maia (RN) para presidir o partido a partir de março. Para contemplar o grupo do partido que está insatisfeito com os rumos do DEM, a direção da legenda abriu espaços na chapa para atender a oposição interna. A negociação, porém, excluiu o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que o atual comando do DEM acha impossível manter filiado, devido à sua insatisfação pública com o partido e pela disposição de achar uma legenda para concorrer ao governo de São Paulo em 2014.

Pelo acordo, o ex-senador Marco Maciel (PE) não lançará sua candidatura ao comando do partido, permitindo a eleição consensual de Agripino. Em compensação, vagas estratégicas na Comissão Executiva Nacional do DEM ficarão com o grupo rebelde. Assim, o ex-deputado Índio da Costa (RJ) será vice-presidente de infra-estrutura e cidades.

O deputado paulista Guilherme Campos, ligado ao prefeito Kassab, também estará na Executiva, que terá, em sua maioria, integrantes ligados ao atual presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).

Patrocinador do fortalecimento do grupo, o senador Aécio Neves (PSDB) terá também representação na futura executiva, já que a secretaria geral do partido será entregue ao deputado Marcos Montes (DEM-MG), seu aliado.

Feito o acordo, Agripino ligou para o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, da ala insatisfeita, propondo uma reunião para garantir sua permanência na legenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário