Total de visualizações de página

sábado, 30 de outubro de 2010

Interessante e pertinente

A posição da LS nessas eleições
)



Caros alunos


Pedimos licença aos membros da comunidade de traders para falar sobre um assunto que não tem a ver com análise técnica ou estratégia para operar no mercado. Mas tem a ver sobre a realidade em que está inserida a nossa atividade e as nossas vidas.

Sabemos que a atividade especulativa no mercado com o objetivo de comprar pelo menor preço e vender pelo maior valor só é possível dentro de um ambiente regulamentado, calcado no estado de direito e no livre mercado. O guardião do mercado é a sociedade, principalmente na figura de governo, empresas e indivíduos. O maestro desse sistema é o governo, que através da garantia da lei e da ordem oferece um ambiente favorável para o crescimento do mercado e da geração de riqueza para todos. Afinal, um estado que viole a lei ou ridicularize as instituições de direito não pode ser de nossa aprovação. 

Num ambiente ideal, os indivíduos podem empreender sem depender do governo, obtendo a remuneração baseada no seu mérito, pelo seu esforço e dedicação. As empresas são constituídas para oferecer produtos e serviços para os indivíduos. E qualquer pessoa pode ser dono de uma parte dessas empresas, mecanismo que permite uma divisão mais justa dos resultados gerados através de dividendos. As empresas não são constituídas para servir de cargos a familiares e incompetentes. Neste ambiente de livre-iniciativa países alcançaram o status mais desenvolvido. 

No entanto, o que temos visto nos últimos anos no Brasil é uma piora radical nas condições do livre mercado e das instituições. O poder governamental cresceu excessivamente. Pior, há claramente um favorecimento de pessoas pertencentes a uma corrente política, não por mérito, mas por imposição. Os mecanismos de mercado acabam sendo usados com fins eleitoreiros, como vimos recentemente acontecendo com grandes estatais brasileiras. Neste cenário, muitos servidores públicos trabalham em benefício próprio e não a favor dos melhores interesses do país. 

Apesar da evolução alcançada pela economia brasileira nas últimas décadas, o movimento dos últimos anos pode colocar tudo a perder. Como traders e cidadãos, vemos com preocupação esse cenário. A liberdade, a transparência, a lisura, a impessoalidade e a eficiência devem ser arduamente buscadas no ambiente de mercado. Não devemos nos deixar iludir pelos bons dados econômicos. Se eles não forem calcados nos valores mencionados serão passageiros como uma bolha. 

Por esse motivo acreditamos que é muito importante para o país a mudança de governo. Não porque o candidato da oposição seja um símbolo perfeito do modelo econômico defendido por nós, mas sim pela necessidade de mudança nessa rota autoritária e de destruição das instituições que ocorre no momento. Acreditamos que a alternância de poder é um antídoto poderoso contra o apetite voraz dos políticos pelos recursos públicos. 

Alguns entendem que a política é uma atividade desprezível, que não merece a nossa atenção. Outros têm opinião diferente em relação ao atual governo, o que é normal numa democracia. Nós entendemos que é um momento sensível de nossa história e apelamos para que todos pensem a respeito, pois, como diria Martin Luther King, "não me incomodo pelo barulho dos maus, mas sim pelo silêncio dos bons". Cumpre-se uma necessidade de consciência para alertá-los a importante decisão que cada um fará no próximo dia 31.

Grande abraço, alunos e alunas, 



Leandro Ruschel, Thiago Bisi e Alexandre Wolwacz (Stormer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário